Representantes da Unesco iniciam inspeção de Brasília nesta terça-feira


Publicação: 13/03/2012 16:15 Atualização: 13/03/2012 18:25
Dois representantes da Unesco iniciaram nesta terça-feira (13/3) uma visita a Brasília para conferir se as regras de tombamento estão sendo cumpridas. A viagem foi motivada por denúncias de agressões ao projeto de Lúcio Costa.

O argentino Luís Maria Calvo e o espanhol Carlos Sambrício, tiveram uma reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com o Governo do Distrito Federal (GDF) para organizarem a agenda. Durante a manhã, tiveram acesso a mapas, plantas e bibliografias sobre a capital.

Durante a tarde de hoje, os representantes estão atendendo a imprensa. "A missão é uma forma de colaboração com os países que integram o Cômite do Patrimônio Mundial. Trabalhamos de forma conjunta com o estado brasileiro", explicou Luís Calvo.

A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, explicou que o trabalho dos consultores vai se resumir à elaboração de um relatório, que será analisado em junho, durante a reunião anual do Centro do Patrimônio Mundial: "A eles, não cabe nenhuma decisão e eles não darão nenhuma espécie de veredicto. Eles vão oferecer uma enorme contribuição relatando o que vão encontrar durante essa visita".

O espanhol Carlos Sambrício disse que a visita vai funcionar como uma troca de experiências. "Vamos receber informações de todas as partes e depois emitir um relatório para Paris. Essas visitas aos locais incluídos na lista de patrimônio são frequentes e normais", assegurou Sambrício.

Depois da coletiva de imprensa, realizada na sede da Unesco, no Setor de Autarquias Sul, os dois especialistas seguiram para o Palácio do Buriti, onde participaram de uma reunião com representantes do GDF, como o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela.

Comentários

Postagens mais visitadas